1 de mar. de 2014

Sobre o bloqueio criativo se meter aonde não deve

Eu estava passando por aquela coisa de não conseguir escrever. Aquela coisa de olhar para a página em branco do blogger e ficar por isso mesmo. Escrevia algumas palavras, logo depois me pegava deletando tudo, resmungando e amaldiçoando o meu cérebro por não conseguir fazer algo de bom. Boa parte das pessoas passam por isso.
Principalmente pessoas que tem blogs.
O interessante é que o "não poder escrever" nunca é só "não poder escrever". Sempre vem com algo a mais. Seja não conseguir desenhar, não conseguir se expressar, não conseguir fazer o que quer que seja. Bem, dessa vez todas essas coisas vieram juntas. Foi tão forte que nem atividades diárias eu conseguia realizar com êxito.
Tenho uma técnica que me ajuda quanto a isso. Pego o meu diário e começo a escrever como foi o meu dia, a fazer um rabisco aqui e ali, a dizer tudo o que penso aleatoriamente. Não confio em diários, o meu serve (basicamente) só para isso. Para ajudar com o tal bloqueio criativo.
Pois bem, fui tentar isso dessa vez, certa de que tudo seria como o habitual, de que seria só começar a escrever ali para tudo estabilizar. Adivinhem só.
Eu não consegui.
Eu não consegui escrever para uma porcaria de um diário! Eu estava me preocupando com a estética do que estava escrevendo. Estava selecionando as palavras minuciosamente, como se a minha vida dependesse daquilo. E bem, como alguém pode querer acabar com o bloqueio criativo dessa forma?
O ideal é sair escrevendo de qualquer jeito. Sem se preocupar com garranchos ou erros ortográficos, sem se preocupar com palavrões ou palavras riscadas.
Quando me dei conta de que aquilo não era normal, acabei descobrindo o que aconteceu.
A droga do bloqueio criativo bloqueou até o meu criativo intimo!

5 comentários:

Pedro. disse...

haha, que situação difícil, em? Pode ser um comentário vagabundo, mas fico feliz em não ter esse problema. Tenho outros tipos de problemas que não consigo solucionar, já tentei diários também, nunca funciona comigo. Eu acho que seria péssimo pra mim ter esse problema, por que tenho dificuldades de ter auto confiança, eu iria escrever uma palavra no diário e pensaria: Essa merda não vai servir pra nada! E nunca ia conseguir resolver minhas coisas. Isso acontece com a maioria dos meus problemas que tento solucionar.

Enfim, boa sorte com esse problema mocinha.

holocenecity.blogspot.com

Unknown disse...

Odeio quando isso acontece comigo! Meu Deus, quando eu fico sem criatividade, parece que >tudo< ta contra o meu favor, argh! É realmente algo irritante.. Mas então eu vou ler, assistir algum filme/série/anime, ou ler citações lá no tumblr -que aliás é algo que adoro- etc.. Enfim, vou cazer algo que gosto e algumas ideias até surgem em mente (: Podem se ideas ''podres'', sabe? Que não muda nada, mas pelo menos já é uma... (:

Em relação ao diário, eu não consigo ter um. Sempre acho que algum ser vai pegá-lo e ler meus maiores e piores segredos, entende? Que vão ler tudo que escrevo nele e isso me apavora.. Sei lá... Eu tenho um ''diário'' virtual(fechado, obviamente), não é bem um diário, mas é, prlo menos, um lugar onde falo sobre meu dia, meus sonhos, vontades.. Onde sou eu mesma... Pensando por outro lado, acho que pode até ser um. Sinto que tem alguém que >realmente< me conhece (: Enfim.. Que a tua criatividade volte, haha. Sei bem como isso é chato.


vitoriando.com

jullie △ disse...

Me identifiquei tanto, que é estranho. As vezes também me pego escolhendo cada palavra pra um texto, como se elas fôssem decidir minha vida. Odeio isso. Já que é nosso blog, que escrevamos da forma que quisermos, sem pretensão de agradar ou desagradar ninguém. Por isso mesmo criei meu blog. Tinha outro com bastante seguidores, mas me sentia pressionada a escrever o que os outros queriam. Essa é a pior sensação: estar presa em um lugar onde você deveria ser livre.

Beijos, Simplicem

Laura Ribeiro disse...

Putz, situação difícil. UHEUHEUHEUE' Mas, eu me identifiquei muito contigo! Odeio quando esse tipo de coisa acontece.
Beijos || Unlocked Land ❤

ViQ disse...

As vezes me pego pensando sobre essas pessoas que não escrevem nada, nem um simples diário pra desabafar, descarregar. Onde elas colocam suas loucuras, seus pensamentos ?

Quando o bloqueio criativo me acontece eu ouço música. Passo o dia deitada ouvindo música, até algo despertar realmente minha imaginação.

Acho que isso ajuda MUITO.

Té mais ô/